Distúrbios do Sono

A odontologia permite ao dentista atuar no tratamento de distúrbios respiratórios do sono, como ronco e apneia obstrutiva (SAOS). Ambos estão relacionados com a passagem do ar pelas vias aéreas do sistema respiratório. Durante o sono, o tônus muscular do pescoço e da faringe decresce. Isso causa um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo a vibração de tecidos moles, como palato mole, úvula, língua e outros. Este é o ronco!

 

Apneia Obstrutiva

A apneia obstrutiva do sono é a interrupção da respiração pelo fechamento da passagem do ar no nível da garganta. Esse fechamento pode demorar vários segundos e a pessoa só volta a respirar quando um reflexo do organismo consegue reabrir a passagem do ar. 

Esse dorme e acorda pode se repetir até 300 vezes numa noite! A repetição dos episódios de apneia tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode ocasionar danos ao organismo. 

No adulto, as principais características do distúrbio são: 

  • Suspensão da respiração por 10 segundos em cinco ou mais episódios por hora de sono;
  • Redução dos níveis de oxigênio no sangue. 
  • Em crianças, bastam 2 ou 3 segundos de parada respiratória para o sangue dar sinais de falta de oxigênio.

Ronco

O ronco normalmente causa problemas sociais e familiares devido ao incômodo geral, desagregação familiar e desunião ao dormir, podendo levar até a separação do casal. Já a apneia obstrutiva do sono pode causar dor de cabeça ao acordar, arritmia cardíaca, dificuldade de concentração, sonolência diurna excessiva e até mesmo depressão. 

O mais preocupante é que atualmente o ronco e a apneia são reconhecidos como possíveis causadores de problemas cardíacos. O sistema circulatório de uma pessoa que apresenta apneia é cerca de dez anos mais envelhecido do que o de uma pessoa que não apresenta o quadro. Recentes estudos ligam o quadro de morte súbita ao problema da apneia obstrutiva do sono.

 

Tratamento

Para o tratamento de ronco e apneia obstrutiva (apenas nos casos de leve a moderada), a Dra. Luciene Tamaki, utiliza aparelhos e técnicas miofuncionais que vão restabelecer padrões respiratórios nasais que além de eficientes, causam o menor desconforto aos pacientes.