Autoestima e Saúda Bucal
Você sabe o que é autoestima ?
Autoestima é a valorização que cada um tem sobre si mesmo, sendo o resultado de fatores físicos, emocionais e sentimentais a que somos expostos ao longo da vida. Autoestima se apóia no amor próprio e na autoconfiança.
Pessoas com a autoestima equilibrada se amam e se sentem seguras de que têm valor e merecem ser felizes. Sentem-se capazes de serem amadas pelo que SÃO, simples assim.
Sabe aqueles dias que a gente acorda com o pé esquerdo e um mau humor danado? Já reparou que basta colocar um sorriso no rosto que sua rotina já ganha outro sentido?
Não há dúvidas que esse gesto tão simples e simbólico influencia na vida de qualquer um. Mas você concorda que se você não gosta do que vê no espelho ao sorrir, tudo fica mais complicado?
Um sorriso bonito é o melhor cartão de visitas que alguém pode ter. Dentes saudáveis e bonitos fazem parte da composição desse cartão.
A importância do sorriso na vida social
Não há duvidas que todos preferem um ser sorridente a um carrancudo. Nas mais diferentes situações, seja numa entrevista de emprego ou numa festa, um sorriso saudável é fundamental. Hoje em dia, o cuidado com você mesmo deixou de ser visto como vaidade e um simples fator estético. Ele é considerado um item básico para o posicionamento do indivíduo no mercado de trabalho e nas relações pessoais. Como alguém que não tem cuidado consigo mesmo será capaz de cuidar de qualquer outra pessoa ou tarefa?
Como conquistar um sorriso saudável?
- Tome muita água.
- Fuja dos refrigerantes.
- Opte por frutas (macã, pêra) ou cenoura nos lanchinhos, pois eles são alimentos ricos em fibras que facilitam a remoção de resíduos e bactérias dos dentes. Alimentos ricos em fibras também aumentam a produção de saliva e o pH da boca. Isso diminui a acidez e evita o crescimento de bactérias que causam problemas gengivais e dentários.
- Cuide da sua alimentação: excesso de carboidrato (que sempre se transforma em Açúcar) vai fazer mal aos seus dentes e ao seu corpo.
- Escove os dentes e a língua, use fio dental após cada refeição ou pelo menos uma vez ao dia.
- Visite seu dentista regularmente.
- Além disso conte com todos os recursos que os bons profissionais da área odontológica podem te oferecer.
Luciene Tamaki – Ortodontista – Espaço Tamaki