Blog

“ Prevenir é o melhor remédio.” Pois é, por falta de informação muitas vezes as pessoas buscam por... Odontologia Preventiva
22 Apr
2021

Os benefícios da Odontologia Preventiva

 

Nem todos nós fazemos um check up de saúde com a regularidade que devemos. Por diferentes  razões (financeira, tempo, medo e até cultural),  procuramos por cuidado médico  somente quando já temos uma doença instalada. Definitivamente essa é a pior maneira de cuidarmos do nosso bem maior,  que é a nossa saúde.

Se na saúde geral muitos não se atentam para a prevenção, na saúde bucal o problema é ainda maior.  

Importante lembrarmos que as infecções bucais podem causar sérios problemas cardíacos e até mesmo a morte  em muitas situações.

     Aqui explico o  que é um tratamento odontológico preventivo, e aproveito para dar a todos os leitores uma ótima notícia:  ele custa muito menos do que qualquer outro  procedimento odontológico!  

     Na odontologia, as doenças mais comuns são as cáries e as doenças gengivais (gengivites)  que podem ser  evitadas com uma prática preventiva adequada. Embora menos freqüentes, as  peridontites ( infecção bacteriana nos ossos de suporte dentário) que podem levar a perda de todos os dentes, assim como os tumores bucais também são doenças que podem ser evitadas ou controladas com as práticas preventivas.

           

PLACA BACTERIANA E CÁRIE:

            Placa bacteriana é uma película formada por bactérias presentes na sua boca e resíduos  alimentares que foram deixados na sua boca  por uma higienização  bucal inadequada. Infelizmente quando as bactérias entram em contato com esses pequenos resíduos, elas produzem um ácido que causará uma descalcificação (mancha branca) que se não tratada,  evoluirá para uma cavidade -CÁRIE.

 

GENGIVITE:

            A gengivite é uma resposta  inflamatória dos tecidos gengivais por acúmulo de placa bacteriana nas regiões próximas `a gengiva. Seus sinais são: gengiva brilhante e avermelhada,  normalmente  acompanhada de  sangramento gengival durante a escovação e uso do fio dental. Se a gengivite não for tratada, o problema poderá evoluir para uma periodontite, podendo ocorrer até mesmo perdas dentárias.

 

            A abordagem preventiva na Odontologia baseia-se no seguinte princípio:  ao te ensinarmos a cuidar melhor da sua higiene bucal, o ciclo acúmulo de placa (bactérias e resíduos alimentares) – descalcificação – cárie  e/ou gengivite será controlado ou evitado.

 

Portanto, o check up odontológico preventivo consiste em fazermos :

  • Averiguação dos hábitos alimentares e orientação inicial.
  • Evidenciação de placa bacteriana com corantes apropriados para que o paciente veja onde não está conseguindo limpar adequadamente.
  • Ensino da Técnica de escovação e uso de fio dental.
  • Aplicação tópica de flúor, que fortalecerá o esmalte dos seus dentes.
  • Escaneamento de todos os dentes a fim de termos o controle absoluto sobre lesões incipientes (aquelas muito pequenas e que devem ser controladas) e condição oclusal (sua mordida).
  • Orientação sobre a freqüência do check up de acordo com as necessidades particulares de cada paciente.
  • Orientações sobre a necessidade de quaisquer outros cuidados dentários, fonoaudiológicos ou médicos.

 

Há quanto tempo você não faz um checkup odontológico? Bora  cuidar da sua saúde, afinal ela começa pela sua boca!

 

Luciene Tamaki – Crosp 43601

Especialista em Ortodontia e Dor Orofacial