Qualidade de Vida e Estresse
Como já sabemos, o estresse não é necessariamente algo ruim. É uma resposta do nosso organismo onde ocorre a liberação de uma mistura complexa de substâncias químicas como adrenalina, cortisol e noripenefrina para preparar nosso corpo para uma ação física. Quando nosso corpo entra em estado de estresse por situações inadequadas e por tempo prolongado, ocorre a presença de níveis elevados de cortisol que contribuem para o aumento dos níveis de açúcar (diabetes), da pressão sanguínea (hipertensão) e redução da libido.
Outro problema físico relacionado ao estresse que se exacerbou recentemente foi o bruxismo que pode causar dores de cabeça, além de desgastes e fraturas dentárias.
E como se não bastasse, o estresse também gera problemas cognitivos e emocionais como esquecimento, dificuldades de concentração, agitação, alterações de humor, depressão e muito mais.
Reduzir os níveis de estresse pode não somente fazer você se sentir melhor agora, como também pode proteger sua saúde a longo prazo. Não há receita pronta, mas certamente praticar uma atividade física que te dê prazer, sair com amigos e rir um pouco, são atitudes que te deixarão mais feliz. E já existem evidências que a felicidade é um santo remédio para a redução do estresse.
Fica a dica!
Luciene Tamaki – Especialista em Ortodontia e DTM do Espaço Tamaki – Odontologia e Bem-estar