Terapia Ocupacional
Pacientes com Parkinson, Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), com doenças incapacitantes ou degenerativas (osteoartrose, artrite reumatoide, fibromialgia, etc.), com alterações motoras (traumatismos do membro superior, lesões do plexo braquial, etc.), com disfunções relacionadas com o trabalho (lesão por esforço repetitivo, acidentes de trabalho, etc.), com condições pediátricas incapacitantes (hiperatividade, distúrbios do brincar, distúrbios de aprendizagem, síndromes genéticas, dificuldades de coordenação, etc.), com transtornos mentais (psicose, depressão, transtornos obsessivos compulsivos, neuroses e outros transtornos mentais) podem ter uma melhora de vida significativa com auxilio do Terapeuta Ocupacional.
Quer saber mais? Veja matéria completa no nosso BLOG.
TERAPIA OCUPACIONAL
A Terapia Ocupacional é uma graduação na área de saúde, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas às problemáticas de saúde sejam físicas, sensoriais, mentais ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na sua vida social.
O Terapeuta Ocupacional pode atuar através da prevenção, habilitação ou da reabilitação da saúde. Um dos pilares da profissão é a utilização das diferentes propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas.O objetivo de sua ação é encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e utilizem ao máximo suas potencialidades.
Desta forma, pessoas com patologias neurológicas (Parkinson, Alzheimer, Trauma crânio encefálico, Acidente Vascular Cerebral), com doenças incapacitantes ou degenerativas (osteoartrose, artrite reumatoide, fibromialgia, etc.), com alterações motoras (traumatismos do membro superior, lesões do plexo braquial, etc.), com disfunções relacionadas com o trabalho (lesão por esforço repetitivo, acidentes de trabalho, etc.), com condições pediátricas incapacitantes (hiperatividade, distúrbios do brincar, distúrbios de aprendizagem, síndromes genéticas, dificuldades de coordenação, etc.), com transtornos mentais (psicose, depressão, transtornos obsessivos compulsivos, neuroses e outros transtornos mentais) são o público-alvo do Terapeuta Ocupacional.
TERAPIA DE MÃO
Esta modalidade de atendimento é realizada por um Terapeuta Ocupacional especialista em Terapia de Mão e Reabilitação do Membro Superior que atua no tratamento e reabilitação após procedimentos clínicos e cirúrgicos dos membros superiores. O tratamento se baseia na avaliação e aplicação de técnicas para prevenir disfunções, restabelecer a função ou impedir a evolução de doenças que levem o indivíduo à incapacidade de usar adequadamente a mão ou o membro superior nas atividades do dia a dia , permitindo o ganho de maior independência e produtividade.
O Terapeuta de Mão trabalha sempre em conjunto com o Cirurgião de Mão. Essa parceria é essencial na orientação do paciente, pois viabiliza a reabilitação no menor tempo possível, assegurando um retorno precoce e adequado ao trabalho e demais atividades do dia a dia.
Um dos principais recursos terapêuticos utilizados pelo Terapeuta de Mão são as órteses. Órteses são dispositivos que promovem o posicionamento adequado de uma ou mais articulações, visando prevenir e/ou corrigir a instalação de deformidades e favorecer sua funcionalidade. Cabem ao Terapeuta de Mão o planejamento, confecção e orientação quanto ao uso das órteses.